Plano Popular da Vila Autódromo

O Plano Popular 2016, lançado no sábado, dia 27 de fevereiro de 2016. O Plano reafirma que a Vila Autódromo FICA e será URBANIZADA!

Baixe aqui o Plano Completo:

Plano Popular da Vila Autódromo – 2016
Plano de Desenvolvimento Urbano, Econômico, Social e Cultural

Veja aqui a primeira edição do Plano Popular, de 2012:

Plano Popular da Vila Autodromo – 2012

APRESENTAÇÃO

Apresentação A Vila Autódromo é uma comunidade unida e organizada que, por meio de mobilizações coletivas, alcançou várias conquistas durante os mais de 25 anos de sua existência.

A comunidade acumula um histórico de resistências às tentativas de remoção arbitrária por parte da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O Plano Popular da Vila Autódromo é um momento a mais desta longa luta.

O Plano da Vila Autódromo é um Plano Popular. É a comunidade da Vila Autódromo que decide e estabelece as prioridades!

A primeira versão do Plano Popular foi elaborada pelos moradores, em oficinas e assembleias, e ficou pronta em dezembro de 2011. O Plano mostrou que nós, moradores da Vila Autódromo, temos o direito e a real possibilidade de continuar existindo, em condições adequadas de urbanização, serviços públicos e acesso ao desenvolvimento econômico, social e cultural.

Nós, moradores da Vila Autódromo, assumimos o desafio de realizar um planejamento onde mostramos a cidade que queremos, a que temos direito, e como construí-la.

Para elaborar e levar adiante este PLANO POPULAR DA VILA AUTÓDROMO, nossa comunidade assume o desafio de elaborar e concretizar um novo tipo de planejamento. Agora não são os governantes, os políticos, os empresários, as parcerias público-privadas nem os tecnocratas da Prefeitura que vão dizer o que deve acontecer com a nossa Vila. Agora é a população, que vive a realidade e as dificuldades do dia-a-dia, quem vai dizer o que é necessário e como deve ser feito. Somos nós que vamos apontar o que queremos em termos de moradia, saneamento e meio ambiente, transporte público, educação, serviços de saúde, cultura, e tudo o mais.

Estamos propondo uma nova forma de construir uma CIDADE DEMOCRÁTICA e uma nova forma de PLANEJAR A CIDADE. Estamos afirmando nosso direito de decidir nossos destinos, os destinos de nossa heroica VILA AUTÓDROMO e de nossa maravilhosa cidade do Rio de Janeiro.

Este PLANO POPULAR DA VILA AUTÓDROMO nasce da comunidade, mas nasce também da troca de experiências e conhecimentos entre a comunidade e duas universidades públicas. Para a preparação deste PLANO POPULAR DA VILA AUTÓDROMO, contamos com a assessoria do NEPLAC/ETTERN/IPPUR/UFRJ (Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do NEPHU/UFF (Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense).

Esta é a versão atualizada do PLANO POPULAR que, em um processo contínuo de planejamento, ajusta cada programa e cada projeto de acordo com o andamento do conflito. E vamos ter que lutar muito para tornar estes projetos realidade. Somente assim, PLANEJANDO E LUTANDO, LUTANDO E PLANEJANDO vamos afirmar o NOSSO DIREITO A MANTER E DESENVOLVER A VILA AUTÓDROMO, NOSSO DIREITO À CIDADE.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: